Da biblioteca dos Mestres do Imaginário

Breviário do adivinho e do feiticeiro, contendo O tratado da varinha mágica, O dragão vermelho, Os maravilhosos segredos do pequeno Alberto, O enquirídio do Papa Leão III e outros formulários mágicos para curar todos os males, comandar os demônios, conjurar seus malefícios, descobrir as fontes, os tesouros escondidos e mesmo os ladrões e os assassinos, seguidos de curiosidades infernais e ocultas, com numeroso desenhos fantásticos.
Paris.
Em todas as livrarias.


O Ocultismo

"Não há acaso. Todas as coincidências são significativas. A nossa época é simultaneamente, a do homem no espaço e a da psicologia das profundezas, a do "sputinik" e a dos horóscopos. Vivemos uma era de mutação, em que as barreiras são derrubadas e o domínio humano, febrilmente explorado, engrandecido. Os campos restritos da psicologia, da história, da religião — a que outrora só alguns tinham acesso — abrem-se agora ao grande público. O ocultismo é um desses campos. Na sua história, nos seus ritos, podemos encontrar algo que enriqueça nosso conhecimento dos aspectos extremos da personalidade humana. Além disso, diga-se também que o segredo que rodeava e ainda rodeia as operações ocultistas afirma-se, obviamente, um poderoso estimulante da curiosidade. Em todos os tempos, a todos os níveis, o que é secreto exerce uma verdadeira fascinação sobre o espírito humano."

TONDRIAU, Julien. O Ocultismo. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1964, p. 5.

Imagem: Detalhe de "O Jardim das Delícias Terrenas", de Hieronymus Bosch, do painel esquerdo "Adão e Eva", canto inferior direito. Fonte: Wikimedia Commons

São Francisco de Assis

Sob a influência do Barroco, São Francisco de Assis segura uma caveira, para lembrar que a vida encontra seu oposto na morte, ressaltando assim a dualidade, as oposições e os contrastes que caracterizaram as obras produzidas nesse período. 
A foto é detalhe da imagem que está em Mariana, MG.