
Leio de tudo. Dos clássicos e acadêmicos até almanaques populares e bulas de remédio. Excluindo revistas em quadrinhos, devoro qualquer tipo de literatura, mesmo aquela vista como dejeto cultural. Certamente já li e escrevi muita coisa, traduzi outras tantas, e meus arquivos estão cheios de traças que vieram das alturas do Himalaia. Este blog, então, vai ser o canal de saberes fragmentados, oficiais e oficiosos, que os Mestres do Imaginário oferecem a nossa indiscrição.
Entendimento

Ciência e Religiáo
O maior mal de nosso tempo é que a ciência e a religião aparecem como duas forças inimigas e irredutíveis. Mal intelectual tanto mais pernicioso porque vem do alto e infiltra-se surdamente, mas seguramente, em todos os espíritos, como um veneno sutil que se respira no ar. Ora, todo mal da inteligência torna-se, com o tempo, um mal da alma, e, por conseguinte, um mal social.
SHURÉ, Edouard. Les grands initiés, Alain Trocmé Éditeur, Paris, 1921.
Significado do Amor
"Na multidão imensa de seres com forma humana, muito poucos são homens e, nesta seleção, pouquíssimos aqueles que penetram no significado do amor".
PELADAN, La science de l'amour, (Amphithéâtre des Sciences Mortes), Paris, 1911, pág. 102.
PELADAN, La science de l'amour, (Amphithéâtre des Sciences Mortes), Paris, 1911, pág. 102.
Sol e Lua
Mas a luz da Lua não é ela a própria luz do Sol refeita e remanejada? É reflexo que assume vida própria, talvez, como se a imagem de um espelho se tornasse independente do objeto. Como se, do outro lado, estivesse o outro, um outro, outro. Quem de nós não é legião?
Individualismo
Quem diz individualismo diz necessariamente recusa em admitir um autoridade superior ao indivíduo, assim como uma faculdade de conhecimento superior à razão individual; as duas coisas são inseparáveis uma da outra.
GUÉNON, René. La crise du monde moderne. Gallimard, 1946, p. 74.
GUÉNON, René. La crise du monde moderne. Gallimard, 1946, p. 74.
Solenidade
Talismã de Mercúrio
É corrente que agora, em 2010, Mercúrio estará em posição venturosa, especialmente no dia 7, em Virgo, seu domicílio, paralelo ao Sol, único aspecto positivo capaz de ter lugar entre ambos, com amplificação das virtudes mercuriais. Daí a oportunidade de elaborar-se o Talismã, aos moldes da melhor Tradição.
Devoção

Proêmio ao Estudo da Abóbada Celeste
Outro belíssimo trabalho do Ir.`. Modena agora também no meu Scribd.
In-Fólio da Câmara do Meio
Uma pesquisa muito bem elaborada sobre o painel da Loja de Mestre Maçom, de autoria do Ir.`. Modena, um trabalho que não pode ficar sem divulgação. Acho que vocês vão gostar muito de ler.
Símbolos

Pedra da Loucura

O quadro é de 1485. Bosch aí retrata a intervenção que visava extrair do paciente a "pedra da loucura" que se acreditava devesse ser retirada do cérebro para a obtenção da cura. Pergunto-me se Horácio, muito antes, também não pensava nisso, não para curar, mas para recomentar que se misturasse um grão de loucura à nossa prudência.
Assinar:
Postagens (Atom)