Maçonaria é uma seita?


              A pergunta veio de um amigo, a propósito de temas que circulam em foros de discussão. Respondi que não. Aliás, claro que não! A Maçonaria não pode ser considerada uma seita por diversos motivos. Embora seja uma organização que possui rituais e uma estrutura hierárquica, ela não tem as características fundamentais que costumam definir uma seita. O termo seita, vale lembrar, é associado a grupos que mantêm um controle rígido sobre seus seguidores. Seitas pregam práticas exclusivas. Não é raro também que tenham algum líder “carismático” na direção. Seitas suspeitas, principalmente quando isolam seus membros ou lhes impõem práticas e doutrinas rígidas.

Em que pese a Maçonaria tenha elementos reservados aos seus membros, isso não altera o fato de ela ser uma organização muito bem estabelecida, com objetivos declarados, inclusive, que são bem conhecidos: promover a fraternidade, a caridade e o desenvolvimento moral e espiritual da humanidade. Diferentemente de muitas seitas, a Maçonaria não se esconde do público nem impõe segredos para controlar seus membros.

Ora, uma seita geralmente exige uma adesão estrita a uma doutrina específica. A Maçonaria não faz isso, porque é aberta a homens de todas as religiões, exigindo destes apenas que acreditem em um "Ser Supremo" que ela sequer define. A Maçonaria, portanto, não prega uma religião própria nem tenta converter seus membros a uma visão particular.

Possível afirmar que o objetivo da Maçonaria está no desenvolvimento pessoal de seus membros pela prática de virtudes colocadas a serviço da humanidade. Seitas, muitas vezes, são associadas a práticas manipuladoras, a dogmas fechados e até certo grau de controle psicológico sobre os membros. Bem ao contrário disso, a Maçonaria incentiva a independência de pensamento e a liberdade de crença. A Maçonaria é, afinal, uma organização secular, a qual não falta uma longa tradição histórica que remonta à Idade Média. Ela opera de forma organizada e legalizada em muitos países. Seitas geralmente surgem de grupos dissidentes ou movimentos religiosos que buscam separação ou rompimento com sistemas estabelecidos.

Maçonaria é uma organização fraternal com uma longa história, aberta a diversas crenças religiosas, voltada ao desenvolvimento pessoal, e não é caracterizada pelas manipulações ou segredos controladores típicos de uma seita. Logo, a Maçonaria não é uma seita. De jeito nenhum, ora!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário