Le Tarot des Imagiers du Moyen Âge


Quem era esses obreiros medievais? O título desta obra de Wirth deve ser precisado. A palavra “imagier”, — que não tem correspondente em português, — refere-se aos iluminadores de estampas medievais, aqueles que se dedicaram, entre outras coisas, à criação dos desenhos destinados às riquíssimas tapeçarias surgidas no medievo, onde encontramos o mais puro simbolismo a desafiar nossa sensibilidade de intérpretes. No início do século XIII existiam em Paris duas corporações de “imagiers”: os talhadores de crucifixos, que esculpiam em osso, madeira, marfim, não apenas crucifixos, mas ainda imagens de santos; e os pintores e “talhadores imagiers”, que pintavam e esculpiam móveis, utensílios e quadros. Estes últimos decoravam ainda lambris, tetos, dourando-os, ornamentando-os com folhagens e pequenas figuras de animais ou de personagens esculpidos e pintados “ao natural”. Os “imagiers” talhadores difundiram a ornamentação e criaram o estilo que se tornou conhecido sob o nome de gótico florido.