A Questão Religiosa no Brasil

“O Catholicismo romano, isto é, o Christianismo completo, com o seu complexo de dogmas invariaveis, de preceitos positivos, impostos á consciência  em nome de Deus pela auctoridade infallivel da Igreja, eis o compensador necessario, o salutar contrapêso, para que a liberdade, nos meios sociaes onde ella mais domina, não degenere em licença.” (BISPO DO PARÁ, p. VIII)

“[...] De que são ainda accusados os Bispos? São acusados de terem condemnado e anatematizado a maçonaria, que é, dizem, ao menos no Brazil, uma sociedade toda licita e de pura beneficencia. Ora os Bispos, declarando a maçonaria uma sociedade condemnada e seus membros, pelo simples facto de n'ella se alistarem, exclusos da communhão da Igreja, não fizeram mais que conformar-se á legislação da mesma santa Igreja, que pelo orgão do Summos Pontífices Clemente XlI, Benedicto XlV, Pio VII, Leão XlI, Pio VIII e Pio IX .(e ultimamente Leão XlII na estupenda Encyclica Humanum genus) tem anathematizado tal sociedade, como perigosa e nociva á. salvação; e estatuido que todo o fiel, de qualquer pais do mundo a que pertença, ao dar o seu nome a uma associação secreta qualquer, já está, por este simples facto, riscado do numero dos membros da santa Igreja de Jesus Christo, e privado de todas as graças e privilegios espirituais que no gremio d'ella gozava” (BISPO DO PARÁ, p. 47-48).

BISPO DO PARÁ. A questão religiosa do Brazil perante a Santa Sé ou a Missão Especial a Roma em 1873 á luz de documentos publicados e inéditos. Lisboa: Lallemant Fréres, 1886.

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Nota. Conservamos a grafia original em ambas as citações. É significativo que se atente bem às implicações contidas no primeiro parágrafo, tomado a uma obra que antecede brevemente à proclamação da República. Tratam-se de dogmas invariáveis em sua natureza que, não obstante teológica, se impõem às consciências em nome de Deus e pela autoridade da Igreja. São justamente esses dogmas que serão o contrapeso, os limites mesmos, impostos à liberdade e que se justificam pelo objetivo que têm em vista, qual seja, o de que a liberdade não degenere em licenciosidade. Diante disso, não há como não se especular acerca de disposições profundas que se inculcavam à sociedade, coletivamente, mediante o emprego de um poder divino que se estabelecia de modo temporal. Por consequência, não é sem surpresa que se vai condenar à maçonaria. 

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