A VOX IN RAMA DO PAPA GREGÓRIO IX (1232)

 

Vox in Rama é uma carta do Papa Gregório IX dirigida a Henrique, rei da Alemanha, filho de Frederico II, em 1233. Ela começa mencionando o sofrimento da Igreja em razão da denúncia de uma seita herética que existiria no norte da Alemanha, região de Stedingerland, supostamentente envolvendo um culto demoníaco.

O nome Rama associa-se ao lamento de Raquel, em Jeremias 31:15, que diz que "uma voz foi ouvida em Ramá, Raquel chorando por seus filhos". Simbolicamente, essa passagem expressa dor, perda e luto profundo. O documento descreve os rituais perversos que misturam elementos de culto demoníaco e blasfêmia contra os ensinamentos cristãos.

O novato, ao ingressar, defronta-se com uma criatura que é descrita como uma rã, ou talvez um sapo. O animal é gigante ― grande como um ganso ou pato ― e deve ser beijado em atos considerados repugnantes. Para aumentar o drama, há um homem pálido, esquelético e de olhos negros que aparece e que também é beijado pelo novato. Esse seria o momento em que o iniciado perderia sua fé na Igreja. Depois, durante um banquete ritual, entraria no recinto um gato preto do tamanho de um cachorro, bicho este que seria então venerado com beijos em suas partes traseiras. Essa cerimônia inclui uma oração blasfema. Feito isso, as luzes se apagam e os participantes se entregam a atos sexuais depravados ― sem restrição de gênero ― como parte do ritual. Logo depois, as luzes voltam a iluminar o ambiente e todos voltam aos seus lugares. Nesse momento, saindo de um canto escuro, surge um homem que, na verdade, encarna uma entidade demoníaca. A parte superior de seu corpo é brilhante como o sol e a inferior, coberta de pelos. O Mestre de Cerimônias corta parte da veste do noviço, que a entrega à figura, dizendo: “O Mestre me deu isto, e eu, por minha vez, lhe dou”. O outro responde: “Tu me serviste bem e me servirás ainda mais no futuro. Entrego à tua custódia o que me deste.” Depois dessas palavras, desaparece.

A seita profana a Eucaristia, recebendo o corpo de Cristo e cuspindo no chão. Eles professam uma crença herética na superioridade e eventual retorno de Lúcifer, que eles veem como o criador dos corpos celestes e futuro governante, rejeitando a vontade divina.

O Papa Gregório IX usa este documento para fazer com que Henrique combatesse a seita e seus membros. Bom lembrar que, em 1233, a Europa medieval vivia um momento de intensa transformação. A Igreja exercia forte poder político e espiritual, especialmente a partir de Roma. Gregório IX (1227–1241) enfrentava desafios significativos, como o crescimento de movimentos heréticos e dissidentes que ameaçavam a unidade da fé cristã. Conhecido por sua rigorosa defesa da ortodoxia, ele reforçou a atuação da Inquisição. Roma era o epicentro do cristianismo ocidental e, de lá, a autoridade papal buscava não só guiar os fiéis, mas também controlar reis e príncipes, influenciando toda a política europeia. Nesse cenário, a bula Vox in Rama surge como um instrumento para denunciar práticas consideradas monstruosas e heréticas, refletindo o esforço da Igreja de Roma em preservar sua hegemonia religiosa e social em meio às tensões da época.


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