Será conduzido pelo Mestre de Cerimônias sem observância de sinal.
O Venerável Mestre anunciará diretamente que o S\ P\ I\ circulará, dispensada a repetição do anúncio pelos Vigilantes.
Venerável Mestre: “Ir\ M\ de Ccer\, cumpri vosso dever”. Ver “giro do Saco de Propostas e Informações”.
Ir\ 2º Vig\: “Ir\ 1º Vig\, o Ir\ M\ de Ccer\, após o giro ritualístico com o S\ P\ I\, encontra-se entre Ccol\ e aguarda ordens”.
Ir\ 1º Vig\: “Venerável Mestre, o Ir\ M\ de Ccer\, após o giro ritualístico com o S\ P\ I\, encontra-se entre Ccol\ e aguarda ordens”.
Venerável Mestre: “Ir\ M\ de Ccer\, aproximai-vos do Trono. Convido os Irmãos G\ da L\ e Sec\ para assistirem a conferência”.
No Grau de Companheiro, a ritualística é idêntica à de Aprendiz Maçom, até quando findo o giro. Então, o Mestre de Cerimônias posta-se entre colunas e anuncia:
M\de CCer\: “Ir\ 2º Vig\, o S\P\I\, de pois de cumprir o giro ritualístico, encontra-se entre colunas, aguardando ordens.”
2º Vig\: “Ir\ 1º Vig\, o Ir\M\ de CCer\, após o giro ritualístico com o S\P\I\, encontra-se entre colunas e aguarda ordens.”
1º Vig\: “Ven\Mest\, o Ir\ M\ de CCer\, após o giro ritualístico com o S\P\I\, encontra-se entre colunas e aguarda ordens.”
Ven\Mest\: “Ir\ M\ de CCer\, aproximai-vos do Trono. Convido os IIr\ Guarda da Lei e Secretário para assistirem à conferência.”
No Grau de Mestre Maçom, a ritualística é idêntica à de A\M\ e C\M\ até o fim do giro, observando-se o tratamento ritualístico adequado. Terminado o Giro, o M\ de Ccer\, entre Ccol\, anuncia:
M\ de Ccer\: - “Venerabilíssimo Ir\ 1º Vig\, o S\P\I\, depois de cumprir o giro ritualístico, encontra-se entre Ccol\, aguardando ordens”.
1º Vig\ - “Respeitabilíssimo Mestre, o Venerável Ir\ M\ de Ccer\, após o giro ritualístico com o S\P\I\, encontra-se entre Ccol\, aguardando ordens”.
Vem\ Mest\ - “Ven\ Ir\ Mest\ de Ccer\, aproximai-vos do Trono. Convido os Vven\ IIr\ Guarda da Lei e Secretário para assistirem à conferência”.