A Palavra Sagrada será transmitida oralmente, de forma sussurrada, boca a ouvido, em cada sessão ritualística, uma vez na abertura e outra no encerramento dos trabalhos. No momento adequado, o 1º Diácono, que se encontra de pé e à ordem, desfazendo o sinal, apanhará o bastão com mão direita e iniciará a caminhada, parando ereto no eixo da Loja. Em seguida, irá em direção ao Trono pelo lado esquerdo do Venerável Mestre, subirá os degraus, depositará o bastão no suporte apropriado, e fará o sinal de saudação. Depois de correspondido, dará o T.`. de A.`.. Estando correto, o Venerável Mestre transmitirá a Palavra Sagrada, a começar pelo ouvido esquerdo, pronunciando a primeira letra que deverá ser respondida com a segunda pelo 1º Diácono, no mesmo ouvido esquerdo. Ambos, alternadamente, e trocando de ouvido, completarão a Palavra Sagrada, sendo dada a terceira letra pelo Venerável Mestre, e a quarta letra pelo 1º Diácono, retornando ao ouvido esquerdo. O Venerável Mestre dará a primeira sílaba e o 1º Diácono a segunda.
Recebida a P.’. S.’., o 1º Diácono, após saudar o Venerável Mestre, retornará ao giro em direção ao Ocidente, mantendo o movimento no sentido horário. No ocidente, circulará por dentro das Colunas, indo até o altar do 1º Vigilante pelo lado esquerdo. Subirá os degraus, depositará o bastão no suporte adequado, fará o sinal de saudação ao 1.º Vigilante. Este último dará o toque, pedindo a palavra sagrada, seguindo procedimento semelhante ao desenvolvido pelo Venerável Mestre. Após a transmissão ao 1º Vigilante, o 1º Diácono o saudará, prosseguirá a caminhada, fazendo o giro por dentro das Colunas, e indo postar-se no vértice Norte do Altar dos Juramentos.
Imediatamente após, o 2º Diácono, que está de pé e à ordem, desfazendo o sinal, apanhará o bastão com a mão direita, e irá ao Altar do 1º Vigilante pelo lado esquerdo, subindo os degraus e depositando o bastão no suporte apropriado. Pedirá então a P.'.S.’. através do t..'. Recebida esta, após a saudação ao 1º Vigilante, retomará o giro por dentro das Colunas, indo até o altar do 2º Vigilante. Este lhe dará o toque, pedindo a Palavra Sagrada com procedimento semelhante ao desenvolvido com 1º Vigilante e o Venerável Mestre. Cumprida a formalidade, o 2º Diácono saudará o 2º Vigilante, retomará o giro, e postar-se-á no vértice Sul do Altar dos Juramentos. Os Diáconos permanecerão junto ao Altar dos Juramentos, segurando os bastões com a mão direita, até o momento de os cruzarem na cerimônia de abertura e cerramento do Livro da Lei, quando o segurarão com ambas as mãos. Os bastões serão descruzados logo após a proclamação da abertura e do encerramento da Loja.
No grau de Companheiro Maçom, as formalidades para transmissão da Palavra Sagrada são iguais às do Grau de Aprendiz Maçom. Todavia diferem tanto a Palavra Sagrada, quanto o Toque.
A transmissão boca a ouvido da Palavra Sagrada dar-se-á em dois tempos, silabadamente, pelo Ven.`. Mest.`. e assim sucessivamente nos demais cargos.
No grau de Mestre Maçom, a transmissão da P.’.S.’. segue as mesmas formalidades dos graus de A.’.M.’. e C.’.M.’., diferindo a P.'.S.’. e mais a formação dos C.’. pontos de P.’.. A P.’.S.’. será dada silabadamente pelo Ven.’. Mest.’., alternadamente, aos ouvidos, a começar pelo E.’., conforme determinação ritualística.