Biblioteca dos Mestres do Imaginário

Verbete OTIMISMO, do Dicionário infernal, ou repertório universal de seres, personagens, livros, fatos e coisas relativas à magia, ao comércio infernal, aos demônios, aos feiticeiros, às ciências ocultas... de Collin  de Plancy.

Fala-se de uma seita de filósofos otimistas que existiam outrora na Arábia e que empregavam todo seu espírito e nada encontrar de mau. Um doutor desta seita tinha uma mulher insuportável, que ele aturava há muito tempo, mas que, enfim, acabou por estrangular e achar que fez bem. O califa o fez empalar como culpado, e ele sofreu a punição sem se queixar. Como os assistentes espantaram-se com sua tranquilidade, disse-lhes: “Mas não estou bem empalado?” Concluiu-se ainda que o diabo levava um filósofo da seita, e este último se deixava levar tranquilamente: “É preciso que se chegue a algum lugar, ― disse ele ― e tudo será para o melhor.”

Collin de Plancy, Jacques-Albin-Simon (1794-1881). Dictionnaire infernal, ou Répertoire universel des êtres, des personnages, des livres, des faits et des choses qui tiennent aux apparitions, à la magie, au commerce de l'enfer, aux démons, aux sorciers, aux sciences occultes... (3e édition entièrement refondue) par J. Collin de Plancy. 1844.

Nenhum comentário:

Postar um comentário