Leio de tudo. Dos clássicos e acadêmicos até almanaques populares e bulas de remédio. Excluindo revistas em quadrinhos, devoro qualquer tipo de literatura, mesmo aquela vista como dejeto cultural. Certamente já li e escrevi muita coisa, traduzi outras tantas, e meus arquivos estão cheios de traças que vieram das alturas do Himalaia. Este blog, então, vai ser o canal de saberes fragmentados, oficiais e oficiosos, que os Mestres do Imaginário oferecem a nossa indiscrição.
Sublime Cavaleiro Eleito
Então veio a palavra do Senhor a Salomão, dizendo: Quanto a esta casa que tu estás edificando, se andares nos meus estatutos, e executares os meus preceitos, e guardares todos os meus mandamentos, andando neles, confirmarei para contigo a minha palavra, que falei a Davi, teu pai;e habitarei no meio dos filhos de Israel, e não desampararei o meu povo de Israel. Salomão, pois, edificou aquela casa, e a acabou.
HISTÓRICO
Depois de haver castigado os três assassinos de Hiram, Salomão quis recompensar a devoção e a constância dos Quinze Grandes Mestres Eleitos, dando-lhes um grau superior e elevando alguns outros Irmãos de graus inferiores, conforme seus méritos. Assim criou Doze dos Quinze Cavaleiros Ilustres através de sorteio, para nenhum ficasse ofendido.
Todos os nomes foram colocados numa urna e os doze primeiros nomes determinaram a formação de um Grande Capítulo. Cada um dos sorteados foi colocado à frente de uma das tribos de Israel. Receberam o nome de Excelentes Ameth, palavra hebraica que significa homem fiel em todas as ocasiões. Ensinou-lhes as coisas preciosas do tabernáculo onde estavam depositadas as Tábuas da Lei, escritas por Deus e entregues a Moisés no Monte Sinai. Deu-lhes um cinturão largo, preto, sobre o qual estava bordada a figura de um coração em chamas e a espada da Justiça.
Estes são os objetivos principais de nossa Ordem, sobre os quais devereis refletir continuamente, seguindo o tão belo caminho da reflexão, abandonando as sendas perigosas que afastam do cumprimento dos grandes e importantes deveres que deveis observar. Achareis mais fácil sua execução, na medida em que sentirdes no coração sua necessidade e sua justiça. Enfim, se observardes com firmeza vossas promessas, teremos em vós um Irmão zeloso, caridoso e digno de levar o nome de Cavaleiro Sublime Eleito que haveis recebido.
Moral do Grau: O Irmão digno, dedo ou tarde recebe sua justa recompensa.
Notas:
ABINADABE. O nome significa meu pai é nobre. Trata-se de um israelita da tribo de Judá, que vivia perto de Quiriate-Jearim, e em cuja casa a arca, depois de ter sido restituída pelos filisteus, permaneceu durante vinte anos (1 Sm 7.1, 2; 2 Sm 6.3 a 4.
BAANÁ. O nome significa filho da dor. Trata-se de um Oficial do comissariado de Salomão em Aser (1 Rs 4.16).
Fonte: Dicionário Bíblico